RECURSOS HUMANOS
Eixo Tecnológico:
AGESTÃO E NEGÓCIOS
Mercado de Trabalho:
Organizações públicas, privadas, mistas e do terceiro setor ou como autônomos e consultores
O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de
gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Administra pessoal,
promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de
trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de
recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de
desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo de forma ética. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
• interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, tático e do plano diretor aplicáveis à gestão
de Recursos Humanos;
• interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os nos
sistemas e subsistemas de gestão de Recursos Humanos;
• utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os
procedimentos dos sistemas e subsistemas na gestão de Recursos Humanos;
• operacionalizar as informações por meio de sistemas informatizados;
• comunicar-se utilizando a terminologia técnica da área de gestão de Recursos Humanos;
• acompanhar os procedimentos de desempenho individual e coletivo, bem como o controle de
agregação de valores relacionados ao ciclo de gestão de pessoal;
• coordenar a rotina administrativa no que tange à gestão de Recursos Humanos e seus processos;
• comunicar-se nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa, espanhola e inglesa,
utilizando terminologia própria;
• investir no próprio desenvolvimento, mantendo-se permanentemente atualizado, com plena
capacidade de adaptações às mudanças;
• organizar e manter arquivo de documentos e prontuários funcionais, procedendo à classificação,
etiquetagem e guarda, facilitando consultas e promovendo a conservação;
• desenvolver técnicas de atendimento a candidatos a vagas de emprego;
• aplicar técnicas para fluxo de trabalho em departamento de pessoal: atendimento ao público,
cumprimento das determinações legais, cálculo de folha de pagamento, expedição de documentos,
registro de informações, arquivos de prontuários e de documentos;
• analisar a importância e formas de organizar manuais de integração/ socialização e Código de Ética;
• avaliar a importância dos documentos, prontuários e informações, operacionalizando todo seu
trâmite, desde sua chegada/ emissão até sua incorporação no arquivo permanente;
• demonstrar iniciativa, criatividade e determinação política e administrativa, vontade de aprender,
abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício
profissional;
• interpretar e aplicar a legislação que regula as atividades da área de Recursos Humanos, tais como
as normas de higiene e segurança;
• identificar oportunidades, tendências e perspectivas das organizações, modelos e relações de
trabalho para criação de novos métodos de trabalho.
ATRIBUIÇÕES/ RESPONSABILIDADES
A – ORIENTAR PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS
• Identificar desempenho socioprofissional.
• Aplicar traquejo social.
• Atuar na manutenção da construção da imagem organizacional.
• Expressar-se com comportamento adequado para o convívio social.
B – PROMOVER AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E ASSISTÊNCIA AOS EMPREGADOS
• Avaliar manuais de integração institucional.
• Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados e colaboradores.
• Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.
• Promover reintegração e adaptação do empregado.
• Articular reinserção do profissional no mercado de trabalho – outplacement.
• Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho.
• Participar no desenvolvimento dos programas de qualidade.
C – PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)
• Aplicar a legislação e sua interferência na política da Saúde e Segurança do Trabalho.
• Identificar as condições ambientais de trabalho.
• Identificar o impacto econômico da implantação de política da Saúde e Segurança do Trabalho.
• Conscientizar da necessidade e aplicabilidade de uma política de Saúde e Segurança do Trabalho.
• Participar de reforma e elaboração de normas regulamentadoras.
• Fornecer dados para o planejamento da política de Saúde e Segurança do Trabalho.
• Orientar ações de Saúde e Segurança do Trabalho, respeitando as normas regulamentadoras da
segurança do trabalho, visando garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.
D – INTERPRETAR TEXTOS E DOCUMENTOS NA LÍNGUA ESPANHOLA
• Utilizar língua espanhola, em nível básico, na comunicação profissional.
• Utilizar expressões simples em apresentações, ligações telefônicas e em informações relativas à
área de pessoal em língua espanhola.
• Elaborar textos simples em língua espanhola.
E – IDENTIFICAR PLANO DE BENEFÍCIOS ESPONTÂNEOS
• Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado.
• Elaborar estratégias de plano de benefícios.
• Orientar empregados sobre benefícios.
• Pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios.
F – UTILIZAR SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
• Utilizar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados e colaboradores.
• Assessorar gestores em avaliação de desempenho.
• Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho.
• Propor ações corretivas resultantes da avaliação.
G – UTILIZAR INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
• Redigir roteiro de entrevista de desligamento.
• Apurar indicadores de turnover.
• Apurar indicadores de absenteísmo.
• Realizar feedbacks.
H – PESQUISAR TENDÊNCIAS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
• Identificar lógicas de relacionamento capital-trabalho.
• Pesquisar as atividades de integração de recursos humanos em processos de fusão e aquisição.
• Pesquisar tendências no mercado para a área de Recursos Humanos e sua aplicabilidade.
I – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
• Apresentar soluções.
• Agir com tolerância.
• Buscar aprimoramento profissional.
• Demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita.
• Agir com ética profissional.
• Tomar iniciativa.
• Atuar com flexibilidade.
• Evidenciar comprometimento.
• Agir com eficiência e eficácia.