ETIM ADMINISTRAÇÃO
Eixo Tecnológico:
Gestão de Negócios
ETIM
Mercado de Trabalho:
Instituições públicas,
privadas e do terceiro setor.
O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotinaadministrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, Recursos Humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO será capaz de:
1. expressar-se com autonomia, clareza, precisão e adequadamente conforme o contexto em que se
dá a comunicação;
2. planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos;
3. compreender e avaliar o papel histórico dos diferentes atores sociais;
4. propor ações de intervenção solidária na realidade.
ATRIBUIÇÕES/ RESPONSABILIDADES
• Elaborar planilhas de custos de produção.
• Elaborar relatórios gerenciais.
• Controlar orçamentos e fluxos financeiros.
• Analisar índices de produtividade.
• Atuar dentro dos preceitos da ética e da cidadania organizacional.
• Pesquisar e estudar as viabilidades econômicas e financeiras para efeito de planejamento
empresarial.
• Auxiliar na elaboração de estratégias de marketing institucional sustentável.
• Aplicar conhecimentos sobre tecnologia ambiental.
• Aplicar técnicas de negociação.
• Utilizar de forma ética a legislação que regula sua atuação profissional.
• Comunicar-se em língua Portuguesa e em língua estrangeira, nas atividades profissionais.
• Elaborar processos de distribuição de produtos e/ ou serviços, em conformidade com a
legislação vigente.
• Elaborar planilhas eletrônicas para tomada de decisões gerenciais.
• Planejar ações de logística para agregar valor ao produto e/ ou serviço, com redução de
custo e de impactos ambientais.
• Trabalhar de acordo com normas de saúde e segurança do trabalho.
ATIVIDADES
A – GERENCIAR RECURSOS HUMANOS
• Participar dos processos de recrutamento e seleção de Recursos Humanos.
• Utilizar manual de integração para socialização de pessoal.
• Aplicar normas de segurança no trabalho.
• Divulgar áreas de risco.
• Elaborar programas preventivos.
• Informar condições inseguras de trabalho.
• Fiscalizar a utilização de EPI.
• Obedecer às orientações da CIPA.
• Definir métodos de desenvolvimento de pessoas.
• Aplicar metodologia de comunicação pessoal formal/ informal em feedbacks na avaliação de
desempenho.
• Definir programas de qualidade de vida no gerenciamento de pessoas.
• Identificar as diversas gerações para aplicar gestão de pessoas.
• Promover mudanças maximizando desempenho e otimizando a integração dos Recursos
Humanos.
B – CONTROLAR ROTINA FINANCEIRA E ECONÔMICA
• Estabelecer diretrizes financeiras e econômicas.
• Acompanhar execução orçamentária.
• Fornecer informações financeiras para auditorias.
• Elaborar demonstrações financeiras.
• Analisar o comportamento econômico e financeiro do mercado.
• Elaborar relatórios de produção, estoques e de comercialização ao órgão fiscalizador.
• Elaborar processos para registro de produtos.
• Aplicar conhecimentos de economia nas organizações.
C – PLANEJAR PRODUÇÃO E MATERIAIS
• Definir leiaute do processo produtivo.
• Realizar levantamento de recursos disponíveis.
• Analisar e monitorar a capacidade e o fluxo de produção.
• Estabelecer estratégias no processo de produção.
• Identificar desvios no processo de produção.
• Planejar implantação de normas de qualidade.
• Propor melhorias no processo de produção e materiais.
D – PROGRAMAR LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
• Programar meios e tipos de transporte.
• Programar rotas de distribuição.
• Coordenar atividades de armazenagem e suprimentos.
• Identificar e utilizar sistemas da logística reversa nas operações específicas.
• Identificar os relacionamentos entre países, por meio da troca de mercadorias.
E – PESQUISAR NA ÁREA PROFISSIONAL
• Definir linha de pesquisa científica.
• Demonstrar raciocínio lógico.
• Demonstrar capacidade de síntese.
• Selecionar fontes de pesquisa.
• Elaborar trabalhos técnico-científicos, de acordo com os limites de sua formação.
F – UTILIZAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
• Agir com iniciativa.
• Demonstrar liderança.
• Demonstrar capacidade de síntese.
• Demonstrar capacidade de negociação.
• Demonstrar raciocínio lógico.
• Demonstrar visão crítica.
• Demonstrar capacidade de comunicação.
• Demonstrar capacidade de análise.
• Administrar conflitos.
• Demonstrar raciocínio abstrato.
• Trabalhar em equipe.
• Demonstrar capacidade de decisão.
•Demonstrar espírito empreendedor.